... e os hábitos também. As novas tecnologias vieram alterar a nossa relação com os outros e, por vezes, alterar radicalmente comportamentos que se pensava imutáveis por serem o reflexo de sensações, essas sim, que nunca mudam. Vem isto a propósito do nascimento do filho de um amigo meu, terceira pessoa mais ou menos próxima a quem isso acontece. Sempre imaginei que, quando alguém meu conhecido fosse pai, espalhasse a notícia de modo esfusiante através de telefonemas em catadupa, dando a notícia a todos os que lhe eram chegados. Mas a tradição já não é o que era: agora, comunica-se a notícia do primeiro filho com um simples (e atrasado) SMS, escrito em forma quase telegráfica, ao jeito de notícia de rodapé. Lá se foi o clássico "Já nasceu! É um rapaz!". Após este passo, seguia-se a ida à maternidade onde os babosos pais esperavam as visitas desejosas de conhecer a criança: agora, manda-se por correio electrónico uma foto do rebento, satisfazendo a curiosidade de todos e poupando-lhes assim o cansaço da deslocação. São os novos tempos e, acima de tudo, as pessoas desta época. É certo que poder-se-ia argumentar que há casos e casos mas, por acaso ou não, já é o terceiro...
1 comentário:
Pois é... ando mesmo a explorar este blog! E mesmo postagens com alguns anos continuam a ser pertinentes, cada vez mais!
Eu continuo a ser adepta dos postais ou do papel de carta, escolhidos com carinho e cuidado para cada amigo, familiar e/ou situação! É tão bom receber um postal de boas-festas, de aniversário, do dia da mãe, ou, simplesmente, a dizer "olá". Poder guardar aquele pedacinho de ternura e revê-lo sempre que se quer.
Ainda guardo as cartas e postais das amigas de infância e juventude; as primeiras cartas de amor trocadas entre mim e o meu marido, naqueles dias mágicos de paixão adolescente; as felicitações pelo nascimento das minhas filhas... e é tão bom poder partilhar estas memórias com elas!!!
Publicar um comentário