Livros à borla

Imaginem um sítio onde é possível procurar obras e descarregá-las gratuitamente. Não falo só de romances mas também de livros técnicos. Imaginem um sítio onde é possível ir buscar a obra completa de Machado de Assis ou uma mão-cheia de livros de Fernando Pessoa ou Alexandre Herculano (entre muitos outros). É uma ideia agradável, certo?

Pois bem, recebi hoje um email apelando à divulgação do endereço www.dominiopublico.gov.br, site que eu desconhecia mas do qual já puxei hoje larguíssimas dezenas de ficheiros com obras que boa companhia hão-de me fazer no futuro. Nem me dei ao trabalho de explorar todo o acervo da "biblioteca" porque me fixei, logo, nalguns destaques mas deu para perceber que há ali muito que ver.

Como terão percebido pelo URL, trata-se de obras que já cairam no domínio público, i.e., já não estão sujeitas a direitos de autor e podem ser livremente distribuidas. Porque não aproveitam para visitar o site? Puxem, descarreguem, baixem, saquem... tudo à borla!

O pior mesmo é saber que, segundo a mensagem que recebi, esta óptima iniciativa do Governo Brasileiro está em vias de encerrar por falta de acessos. É estúpido, digo eu. Não vejo que despesa insustentável possa semelhante projecto representar para o governo de um país de 180 milhões de pessoas. Afinal de contas, é um "mero" repositório de ficheiros que podia estar em qualquer servidor. Talvez a história esteja mal contada...

De qualquer forma, aproveitem o quanto antes, não vá a ameaça de encerramento ser mesmo real.

Fosse um arquivo de Axê e já não fechava...

1 comentário:

Yugimana disse...

fantástico :-)
já está nos favoritos - obrigada!